Por que é tão importante a participação na Santa Missa?

Eucaristia leandroA Missa é o centro da fé, é o coração da Igreja, é o centro do universo.

Na Eucaristia Jesus vem morar em você para ser o seu Alimento da caminhada, a Força contra o pecado, e para transformar a sua vida de homem em vida de filho de Deus.

Quando você Comunga o Corpo de Cristo, você se une a Ele, de fato, e se torna membro do Corpo de Cristo, unido a todos os irmãos do céu e da terra.

Pela Eucaristia Jesus está presente em Corpo, Alma, Divindade, na Hóstia consagrada, para ser nosso remédio e sustento.

OS VALORES DA SANTA MISSA NA SUA VIDA

A Igreja nos ensina os GRANDES VALORES da Santa Missa. Vejamos:

1 – Na hora da morte, as missas que tivermos assistido serão a nossa maior consolação.

2 – Toda missa implora o perdão para você junto à justiça divina.

3 – Em toda Missa você diminui a pena temporal devida aos seus pecados, a ser paga no purgatório.

4 – Assistindo com devoção à missa, você presta a maior das honras à santa humanidade de Jesus Cristo.

5 – Ele compadece-se de muitas de suas negligências e omissões.

6 – Perdoa os seus pecados veniais não confessados, dos quais porém você se arrependeu.

7 – Diminui as tentações de satanás sobre você. Sufraga as almas do purgatório da melhor maneira possível.

8 – Uma só missa que você assistir em vida terá mais valor do que muitas a que outros assistirão, por você depois de sua morte.

9 – A Missa preserva-te de muitos perigos e desgraças que te abateriam.

10 – Toda Missa alcança para você um grau de glória maior no céu.

11 – Pela Missa você é abençoado em seus trabalhos e interesses pessoais.

12 – Durante a Santa Missa, vós ajoelhais entre uma multidão de santos Anjos, que estão presentes ao Adorável Sacrifício com reverente temor.

13 – Ouvindo piedosamente a Santa Missa, ofereceis às Almas do Purgatório o maior alívio possível.

O QUE REPRESENTA?

O pão e o vinho oferecidos na Missa representam todo o universo e toda a humanidade que Cristo oferece ao Pai com todas as suas chagas, trabalhos e dores.

Ali você oferece também a sua vida e se oferece também a Deus para fazer a Sua vontade.

Pela celebração da santa Missa, o mundo volta reconciliado para Deus e somos salvos.

O mérito da Missa é infinito, pois infinitos são os méritos de Jesus. Ela nos perdoa nossos pecados veniais não confessados, dos quais nos arrependemos.

“As graças que não se alcançam na Missa, dificilmente se obtém fora dela. Muito grande é o poder dos pedidos feitos na Missa”. (S.Afonso)

“Mais se merece em participar de uma só Missa do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a Terra”. (S.Bernardo)

A missa é a renovação do sacrifício de Cristo na Cruz.

COMO É DIVIDIDO A SANTA MISSA?

A missa começa por um ato penitencial, um pedido de perdão pelos nossos pecados.

Louvamos a Deus pelo Glória e professamos nossa fé pelo Credo.

No ofertório apresentamos a Deus nossas ofertas que são o pão e o vinho. Elas, simbolizam, toda nossa vida; nossos trabalhos, nossas canseiras, nossos desejos.

A Consagração é o momento em que o presidente da assembléia repete as palavras de Jesus na última ceia.

Na Comunhão recebemos em nosso coração o Senhor Jesus.

PRINCIPAIS FINS DA SANTA MISSA

São 4 os fins principais da Missa:

– Dar culto de adoração ao Pai;

– Agradecer os benefícios recebidos;

– Pedir-lhe perdão dos pecados cometidos;

– Implorar seus dons, graças e benefícios.

Nunca compreenderemos totalmente a magnitude da Santa Missa.