«

»

Morre o reriutabense Dep. Professor Teodoro

Professor Teodoro, de Reriutaba foi reitor da UVA durante 16 anos, até se candidatar a deputado estadual. Ele fazia parte do grupo político dos Ferreira Gomes e, atualmente, atuava como primeiro suplente da base.

José Teodoro Soares, o professor Teodoro(PSD), morreu, aos 75 anos, as 7h e 45 m da manhã desta quinta-feira, 18, após falência múltipla dos órgãos. O parlamentar estava internado no Hospital Monte Klinikum desde 7 de agosto, por conta de uma pneumonia. Teodoro morreu de falência múltipla dos órgãos. O corpo será velado inicialmente na Assembleia Legislativa, depois seguirá para a Universidade Vale do Acaraú (UVA) em Sobral. O enterro será em Reriutaba, cidade natal do parlamentar, na manhã desta sexta-feira.

Conforme comunicado do Cerimonial da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, o velório do Deputado será nos seguintes locais e horários:

18/08/16 – 13 às 15 horas, na assembleia Legislativa, Av. Desembargador Moreira, 2807-Dionísio Torres, Fortaleza.
15 horas, saída do corpo para Sobral, onde será velado na UVA;
22 horas, saída do corpo para Reriutaba, velório na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

E 8 horas do dia 19/08/16 – missa de corpo presente e em seguida o sepultamento no cemitério de Reriutaba.

Nascido em 28 de dezembro de 1940, José Teodoro Soares  presidente da Universidade da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e docente da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Professor Teodoro fez muitas obras e serviços por sua terra de origem, como podemos ver nas imagens:

Sem Título-1

José Teodoro Soares foi eleito deputado pela primeira vez em 2006, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Nas eleições de 2010, ficou com uma vaga na suplência, assumindo o mandato em 2011 e se efetivando no final de 2012. Em 2014, voltou a ocupar a suplência, assumindo o mandato em 2015 pelo Partido Social Democrático (PSD).

Professor Teodoro era membro das academias Cearense de Ciências Sociais; Sobralense de Letras; e de Letras dos Municípios do Ceará. Também já foi reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), entre 1990 e 2006, e da Universidade Regional do Cariri (Urca), de 1987 a 1990.

O parlamentar foi ainda presidente do Conselho de Reitores do Ceará, vice-presidente do Conselho de Educação do Ceará e secretário geral adjunto do Ministério da Educação e Cultura. Ao longo da vida, publicou 32 livros.

Professor Teodoro foi casado por 36 anos com a professora e escritora Maria Norma Maia Soares, que morreu em julho de 2014. Ela foi presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense entre 2008 e 2014.

 

FONTE: portal G1 e site Reriutaba Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>