Ministério do Canto

ENTENDA SOBRE O MINISTÉRIO DO CANTO

Conforme o Concílio Vaticano II, a música Litúrgica é a que está mais intimamente integrada à ação Litúrgica, e ao momento Ritual a que ela se destina.

A Música Litúrgica expressa o Mistério de Cristo e a Sacramentalidade da Igreja. O gesto Sacramental de “cantar a uma só voz” pressupõe a participação ativa, interior, consciente, frutuosa, plena de todo o povo sacerdotal, congregado no Espírito Santo, durante a ação Litúrgica.

O Ministério do Canto ou da Música é um instrumento de Deus posto a serviço da comunidade para atrair os homens.

Seu principal propósito é administrar o Amor, a Palavra e o Espírito de Deus ao seu povo. Com a música e o canto se pode evangelizar, ensinar, inspirar, alentar, profetizar, e é vital na adoração a Deus; por isso, o Ministério do Canto ou da Música deve receber uma atenção cuidadosa.

O que é o Ministério?

O Ministério do Canto ou da Música é, em si, a alegria das assembléias. As pessoas gostam de cantar e Deus gosta que elas cantem, porém, é algo mais que entoar um canto, por mais bonito que este seja, é ver o Espírito de Deus amando e formando o homem, transformando-o em criatura nova, moldando-o à imagem de Jesus Cristo. Com os cantos, Deus chega ao coração humano para falar-lhe e atraí-lo para Ele; Deus usa os cantos para dar consolo, esperança, gozo, amor e paz. E o homem usa o canto para dar-lhe glória, louvá-lo, para agradecer-lhe, pedir-lhe que, como Ele, outro Deus não há.