Ordem Franciscana

História

A fundação da Fraternidade iniciou a partir do dia 01/06/1942.

Na paroquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro presidida por Frei Romualdo atuante do regional da época.

Tinha como ministra eleita desta fraternidade Maria Cleonice Lopes onde se formava com membros. Desde então por motivo de falecimento restaram da primeira ordem um único membro com o nome de Joaquim Simplício da Costa.   Dando então inicio a segunda etapa de restauração da Ordem terceira secular na data de 15 de Novembro de 1985 iniciando os votos de iniciação  foi Celebrado por Frei Marcos Queiroz Câmara da Ordem Franciscana Menor Capuchinho, também presente o seu Secretario Jose Ferreira da Silva e Maria Dalva Aguiar do Regional de Fortaleza. O pároco da época era Monsenhor José Ataíde Vasconcelos que fez um retiro com todos os membros para fazer a profissão e formação para assim fundar novamente a ordem terceira secular (O.F. S). O retiro teve com duração de três dias de muitas orações e planejamentos como os membros se comportariam a partir da sua profissão tano ciente de suas responsabilidades e deveres.

A Fraternidade formou o conselho com seis membros professo definitivo e  iniciante mais dez membros sendo acompanhado pelo Monsenhor José Ataíde Vasconcelos e o concelho Regional de Fortaleza.

Atualmente a fraternidade tem como ministro Francisco das Chagas Rodrigues, a vice ministra Maria Helena Sousa Silva, secretaria Francisca Alves Rodrigues, Tesoureira Rosa Martins de Mesquita, Coordenadora de Formação Maria Ferreira Carvalho, Mestre de iniciante Manuel Santiago Sousa.

Tendo no total 17 membros que vivenciam a vida Franciscana Secular na Paroquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, sendo acompanhada pelo reverendíssimo Padre Marcos Ribeiro atual Pároco de nossa cidade.

O principal objetivo dos franciscanos é evangelizar ,fazer visitas aos enfermos, hospital e principalmente esta participando de todo movimento da paroquia.

 

Conheça os Responsáveis